Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Preços e defesa da concorrência > Preços > Levantamento de preços > Série histórica do levantamento de preços e de margens de comercialização de combustíveis
Início do conteúdo da página

Série histórica do levantamento de preços e de margens de comercialização de combustíveis

Publicado: Sexta, 02 de Setembro de 2016, 15h39
Atualizado: Segunda, 03 de Julho de 2017, 11h58

A seguir, estão disponibilizadas planilhas eletrônicas contemplando a série histórica do Levantamento de Preços e de Margens de Comercialização de Combustíveis, tanto semanal quanto mensal, segregada por abrangência geográfica e incluindo os seguintes combustíveis: gasolina comum, etanol hidratado, óleo diesel não aditivado, gás natural veicular (GNV) e gás liquefeito de petróleo (GLP – botijão de 13 quilos). O óleo diesel S-10 foi introduzido em consonância com as regras de comercialização dispostas na Resolução ANP nº 65/2011.

Série histórica semanal

Série histórica mensal

 

Notas: De julho de 2001 a maio de 2004, a ANP promoveu pesquisa semanal de preços ao consumidor final e de distribuição, bem como das margens brutas de comercialização, de gasolina comum, etanol hidratado combustível, óleo diesel não aditivado, gás natural veicular (GNV) e gás liquefeito de petróleo (GLP – botijão de 13 quilos) praticados por postos revendedores de combustíveis automotivos localizados em 411 municípios e por revendedores de GLP de 363 municípios.

Em 2 de maio de 2004, a ANP passou a publicar uma nova versão do Levantamento de Preços e de Margens de Comercialização de Combustíveis, contemplando a ampliação do universo de municípios pesquisados, com a inclusão de 144 novas localidades para combustíveis automotivos e de 192 para GLP, abrangendo um total de 555 localidades.

Até 30 de outubro de 2004, todos os preços médios eram calculados por média aritmética simples. Após esta data, os preços médios de revenda e de distribuição de combustíveis, em nível estadual, regional e nacional, passaram a ser ponderados com base nas informações de vendas enviadas pelas distribuidoras à ANP. Atualmente, apenas o preço médio em nível municipal é obtido por média aritmética simples.

A partir de 23 de agosto de 2015, devido a ajustes orçamentários, o número de localidades pesquisadas no Levantamento de Preços e de Margens de Comercialização de Combustíveis foi reduzido de 555 para 501.

Tags: Série histórica do levantamento de preços e de margens de comercialização de combustíveis, Série histórica do levantamento de preços, Série histórica semanal, Série histórica mensal

 

Fim do conteúdo da página
>